| hmin
O pré-candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) chegou em Santa Catarina na noite desta quinta-feira, dia 25, pisando em ovos. Além de ser o Estado onde o senador paulista terá que se equilibrar entre pelo menos dois palanques de forças políticas opostas, ele evita antecipar qualquer lance na definição do seu candidato a vice.
Serra se encontrou pela primeira vez com o ex-prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira (PMDB), desde que este foi indicado, no início deste mês, para ser seu vice. Luiz Henrique (à esquerda na foto) e o deputado Henrique Alves (PMDB-RN) são os dois nomes indicados pelo partido para compor chapa com Serra, que os teria rejeitado até segunda ordem do presidente Fernando Henrique Cardoso. Cerca de 80 pessoas, entre vereadores e dirigentes do PSDB e PMDB de Joinville, foram cumprimentadas por Serra durante os 10 minutos em que permaneceu no aeroporto da cidade, de onde embarcou para o município vizinho de Jaraguá do Sul.
O pré-candidato reclamou do vôo e disse que não falaria à imprensa sobre ti-ti-tis. Questionado sobre o prazo para escolha do vice alegou que não daria "nenhuma palavrinha, porque a questão está entre os partidos". Igualmente recusou-se a comentar o fato de que, tanto o governador catarinense e candidato à reeleição Esperidião Amin (PPB), quanto Luiz Henrique apóiam sua candidatura, enquanto seu partido no Estado não definiu a posição que deve tomar.
Luiz Henrique esteve tenso até a chegada de Serra. A possibilidade de se tornar vice voltou a ganhar força desde que o presidente FH recomendou a Serra que deixasse os nomes por conta do PMDB e de que as cogitações em torno do senador Pedro Simon (RS) e da deputada Rita Camata (ES) colocaram por terra os argumentos regionalistas do PMDB do Nordeste.
Serra, já acompanhado de Luiz Henrique, encontrou-se com o governador no Clube Baependi, em Jaraguá do Sul, onde fez palestra para 600 empresários. Amin disse a Serra, na frente de Luiz Henrique, que sua situação está muito confortável desde que este último fora cotado para ser vice:
– Pararam de falar mal de mim.
O ex-ministro da Saúde, contudo, evitou o assunto e fixou suas falas nas propostas de governo. O vice-governador do Estado, Paulo Bauerfoi uma das raras presenças do PFL no evento, cuja direção nacional bate de frente com a candidatura de Serra.
ADRIANA BALDISSARELLI / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.